Compra de seguidores no Instagram é polêmica na web
socialmedia

Compra de seguidores no Instagram é polêmica na web

Pagar para ter mais seguidores e curtidas como fez o ex-BBB Renan pode ser  desperdício de dinheiro

Ser popular na internet é o desejo de muita gente. Algumas pessoas almejam a popularidade para melhorar a divulgação do seu trabalho, para maior alcance e interação nas suas redes sociais ou até mesmo por narcisismo.

Atualmente, há muitos “famosinhos” nas redes. Esta expressão é muito utilizada pelos internautas no mundo virtual. Usuários da rede social de fotos Instagram, por exemplo, compram seguidores para parecerem importantes e populares até realmente se tornarem importantes e populares.

Um caso que ganhou destaque é o do ex-BBB Renan Oliveira. O modelo que participou da última edição do reality pagou para ter 1 milhão de fãs em seu perfil, de acordo com informações de jornal. A maioria são árabes e não o conhecem. Em sua página no Facebook, ele tem apenas pouco mais de 3 mil curtidas.

Isso pode ser visto como estratégia de marketing, porém os perfis destes fãs são falsos.

Você já seguiu alguém simplesmente por ter grande quantidade de curtidas e seguidores?

Muita gente certamente irá responder que sim. Mesmo assim, a estratégia pode não funcionar.

O risco de ter o navegador do computador infectado por vírus com a compra de seguidores fantasmas é maior. As marcas que patrocinam estes tais perfis populares com a intenção de gerar retorno publicitário também são prejudicadas, pois não há como alcançar, efetivamente, o público estimado.  

Aqui, na agência, já passamos por uma experiência parecida com um cliente que era prestador de serviços e tinha um perfil repleto de seguidores de nacionalidade turca. Por mais que o serviço prestado por ele fosse bom, qual seria o interesse de um turco contratar alguém do Brasil para animar uma festa? Quase nenhum. Além disso, como é possível traçar uma estratégia de comunicação quando a maior parte do público fala uma língua diferente da sua? Por mais que as descrições sejam traduzidas automaticamente, a informação presente na arte das postagens não é, ou seja, este tipo de popularidade em vez de beneficiar, prejudica o desenvolvimento do marketing.

Identifique um perfil popular com seguidores falsos no Instagram

Na dúvida se um perfil é realmente popular com seguidores fiéis, entre na conta da pessoa e confira os seguidores e curtidas de alguma foto qualquer. Quando clicar nos seguidores e curtidas e aparecer muitos perfis com imagens e nomes de usuário estranhos, provavelmente eles são comprados.

Trabalho legítimo de marketing digital

A compra de seguidores só atrapalha um planejamento sério de marketing digital. Se você quer conquistar popularidade para o seu negócio no Instagram, saiba que não há fórmula mágica capaz de gerar um boom de seguidores da noite para o dia. O trabalho nas redes sociais é constante e baseado em conteúdo de qualidade, monitoramento e um bom planejamento de budget publicitário. É por isso que dizemos: deixe o seu marketing digital por nossa conta!