FAVICON. O que é e como criar um?
marketing

FAVICON. O que é e como criar um?

Um favicon (abreviação de ícone favorito), também conhecido como ícone de atalho, ícone de site, ícone de guia, ícone de URL ou ícone de favoritos, é um ou mais pequenos ícones associados a um site ou uma página web específica. Desde a sua introdução em 1999, eles deixaram a web mais colorida e fizeram com que os seus lugares favoritos do mundo online ficassem mais fáceis de serem reconhecidos. Nos dias de hoje, eles são vitais para destacar um site, onde é normal termos várias guias de vários sites abertas no navegador. Todo site deve ter um favicon. E cada navegador possui a sua própria maneira de usá-los através de diversos contextos, seja na página inicial, na barra de guias ou na lista de favoritos.

Ter um favicon é bom para o reconhecimento da marca, pois dá ao seu site uma identidade visual extra e cria confiança com o seu público. Por esse motivo, mostraremos neste artigo como adicionar um favicon em seu site. Em primeiro lugar, falaremos sobre o motivo pela qual você deve usar um favicon, depois mostraremos como criar um favicon e, em seguida, como adicionar o favicon ao seu site.

A importância de um favicon

Como mencionamos anteriormente, um favicon faz parte da identidade do seu site. No entanto, ele também é excelente para a usabilidade e experiência do usuário.
Então, por que ter favicon é importante? Aqui estão alguns motivos:

Destacar o seu site nos navegadores da Web

Antes de tudo, um favicon permite que o seu site se torne reconhecível pelo usuário nos navegadores da web. Não é segredo que a maioria dos usuários atualmente abre mais de um site no navegador. Ter um favicon permite que o usuário identifique o seu site com maior facilidade entre as muitas outras abas abertas.

Sem eles, você teria que confiar exclusivamente no início do título do site ou do artigo. Precisar clicar em cada guia aberta definitivamente não é eficiente.

Visual Profissional

Além de ajudar os usuários a encontrarem a guia que estão procurando, imagine se o seu site for o único entre muitos (incluindo os sites de seus concorrentes) que não possui um favicon.

Pergunte-se em qual desses sites você iria preferir fazer uma compra? Mesmo que seja o seu próprio site, você deve admitir que os outros terão um visual mais profissional transmitindo maior confiança. São nestes pequenos detalhes que os usuários baseiam as suas decisões de compra.

Experiência Móvel Aprimorada

Atualmente, fornecer uma boa experiência para usuários de dispositivos móveis, como tablets e celulares, é fundamental. Portanto, é muito importante ter um site responsivo com um favicon, pois o usuário terá a oportunidade de adicioná-lo como favorito ou como forma de atalho na tela inicial do dispositivo.

Os Favicons Constroem uma Consciência da Marca

Todos sabemos a importância dos logotipos. É o que nos liga visualmente a uma empresa. O que o McDonald’s seria sem os arcos dourados? Ou o Twitter sem o pequeno pássaro azul? Seja ele derivado do logotipo da sua empresa ou de uma representação visual totalmente nova, o favicon funcionará como um logotipo em miniatura. Isso ajudará os usuários da internet a lembrarem da sua marca.

Favoritos

Com um favicon você terá uma vantagem maior em relação aos sites que não o tem, pois, o ícone também aparecerá e destacará o seu site na lista e barra de favoritos do usuário.

Um favicon é uma parte pequena do site e por isso, geralmente não prestamos muita atenção nele, mas a verdade é que ele é uma parte fundamental do nosso site, tanto da perspectiva da interface do usuário como do ponto de vista da marca comercial. Esperamos que você tenha compreendido a IMPORTÂNCIA DE UM FAVICON e por que você precisa de um.

Portanto, não perca mais tempo, tente criar um favicon agora para se destacar de uma multidão.

Fonte: jornaldoempreendedor.com.br