Marketing Olfativo é tendência mundial
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Marketing Olfativo é tendência mundial

O olfato age diretamente nas frequências das ondas do hemisfério direito do cérebro, lado responsável pelas emoções. Entenda como relacioná-lo ao marketing

Já ouviu falar em marketing olfativo? É comprovado cientificamente que o sensorial olfativo é o que guarda e registra as sensações mais marcantes, sejam elas positivas ou negativas. O marketing olfativo associa um determinado aroma com valores que uma empresa deseja transmitir. O objetivo principal é estreitar o vínculo emocional entre clientes e marcas por meio do olfato. Quem já entrou nas lojas Le Lis Blanc, Trousseau ou Vila Romana, sabe muito bem do que estamos falando. 

O conceito está cada vez mais presente no mercado, deixando de ser um diferencial e passando a ser essencial. É uma tendência mundial e a estratégia traz resultados imediatos, como o aumento significativo da percepção das marcas, aumento das vendas e fidelização de clientes. Porém para que o marketing olfativo funcione bem, ele deve ser aplicado de forma adequada e com tecnologia apropriada.

Conheça quem faz

Fundada em 2009, a Airsense desenvolve e aplica fragrâncias exclusivas para criação de identidades olfativas. Com perfumistas próprios, todo o desenvolvimento é feito internamente através de briefing detalhado para cada tipo de ambiente/cliente. De acordo com Rodrigo Mattoso, sócio da empresa, as pesquisas para encontrar a melhor tecnologia de aplicação duraram dois anos. “Através de micronévoa de ar frio patenteada e presente em mais de 70 países, a Airsense utiliza equipamentos diferenciados e totalmente automatizados, ou seja, sem intervenção humana, o que faz muita diferença quando o objetivo é manter a linearidade da aromatização criando então a identidade olfativa da marca”, comenta. 

Curiosidades e dados

- Poucas pessoas sabem, mas nosso nariz afeta 75% das nossas emoções diárias. Esse órgão que muitos acham “insignificante”, detecta até 350 mil produtos químicos diferentes.

- Após o ambiente ter sido perfumado com óleo essencial de limão, empresas obtiveram uma redução de 54% nos erros ortográficos. (Russell Brumfield – Brisa)

- Um experimento em uma loja de moda mostrou que as vendas duplicaram após perfumarem os provadores femininos com aroma de baunilha (Martin LIndstrom – Comprologia)

 - Frangrâncias podem aumentar fatores positivos como felicidade, sensualidade, relaxamento e disposição. (Gary E. Schwartz (Universidade Yale)

Informações: Airsense