A evolução da internet
tecnologia

A evolução da internet

Pesquisa informa que, após 20 anos de internet no Brasil já são cerca de 105 milhões conectados

Para comemorar o Dia Mundial da Internet, decidimos falar um pouco sobre essa ferramenta que facilita a nossa vida todos os dias. Uma pesquisa realizada pelo Instituto brasileiro de opinião pública e estatística, Ibope, revela que atualmente somos cerca de 105 milhões de brasileiros conectados.  

Este ano, a internet completa 20 anos de existência no Brasil e, de lá pra cá, muita coisa mudou. Principalmente, após a chegada da conexão banda larga, que aos poucos foi se popularizando e ampliando a agilidade de contato com a informação e com pessoas do mundo todo. Some a isso o boom das redes sociais e a facilidade da internet mobile.

Para Marco Bonito, coordenador do curso de jornalismo da Universidade Unipampa, comunicólogo e pesquisador , a principal mudança da internet desde seu surgimento é cultural. “A sociedade agregou procedimentos da cultura digital e das transmissões online no seu cotidiano e todas as gerações compraram essa ideia”, declara.

O professor enfatiza também que o grande benefício da tecnologia é o uso e apropriação de uma mídia cujas características principais são democráticas, livres e potenciais. “Qualquer pessoa com um mínimo de competência e habilidade pode ter seu próprio canal de TV, escrever num blog ou usar seus perfis de redes sociais para expor o que pensa ou sua cultura”, diz. Para mostrar melhor o que aconteceu desde que a internet foi criada, confira esta linha do tempo.

Linha do tempo da internet no mundo

1960 – A internet começou a ser desenvolvida pelo exército norte-americano;

1989 – Chega ao Brasil, por meio da criação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que até hoje tem como objetivo captar recursos para a difusão da tecnologia no Brasil.

1991 – A empresa de energia elétrica Norweb, da cidade de Manchester, Inglaterra, iniciou testes de comunicação digital em alta velocidade utilizando a rede elétrica (em testes até hoje).

1995 – O governo abre o fornecimento de conectividade a provedores de acesso comercial. A Internet chega oficialmente ao Brasil.

1999 – É instituído pala União Internacional de Comunicações (UIT), um padrão global para o 3G, a transmissão de terceira geração, para envio de dados a longa distância e altas velocidades (até 10 Mbps).

1999 e 2000 - Chega ao Brasil a internet banda larga, que permite navegar em alta velocidade, deixando a linha de telefone desocupada.

2005 – Mais de 52% da população brasileira com acesso à  Internet ainda utilizava conexão discada.

2013 – Chega a tecnologia 4G de transmissão de dados via mobile no Brasil, impulsionada pela necessidade de atualizar a tecnologia para a Copa do Mundo.

2015 – A internet completa 20 anos no Brasil e a qualidade da conexão é tão ruim que ocupa o 89° lugar na lista de velocidade de download no mundo, atrás de Iraque, Kwait e Sri Lanka.