Colaboradores influencers: a imagem da empresa nas redes sociais
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Colaboradores influencers: a imagem da empresa nas redes sociais

Entenda como colaboradores influencers podem influenciar as redes sociais de uma empresa de maneira positiva



Você já parou para reparar que o conteúdo gerado por funcionários recebe, em alguns casos, mais envolvimentos e compartilhamentos do que o que é veiculado através das mídias sociais das empresas? Esses colaboradores influencers podem se tornar grandes aliados na estratégia digital de uma marca. Hoje mesmo, estava ouvindo uma master class de Tik Tok, uma mídia ainda nova para muitos, e um dos cases destacados pela responsável da aula foi o da Ri Happy, porque a loja tem aproveitado a simpatia de alguns funcionários para divulgar seus brinquedos, o que está dando muito certo para eles! Mas fique tranquilo, porque não é necessário nada tão elaborado para incentivar seus funcionários que usam as mídias sociais a se tornarem ativos importantes para a sua empresa.


Siga o líder

Comece incentivando as lideranças a se tornarem porta-vozes da sua marca, pois são eles que vão dar exemplo para o restante da equipe. Apresente seu projeto para as mídias sociais, peça para que eles sigam as páginas e oriente-os sobre assuntos interessantes que possam ser compartilhados. Motive-os a postar sobre a organização, cursos, reuniões, novidades, lançamentos... É importante alinhar o tom de voz a ser utilizado na hora deles se comunicarem.


Pessoas-chave

Identifique e entre em contato com os seus funcionários mais ativos nas redes sociais, especialmente aqueles que publicam regularmente conteúdo relacionado ao trabalho. Compartilhe com eles seu direcionamento de conteúdo, pois eles também podem ter ideias bacanas sobre os diferentes aspectos da empresa.


Cultura digital de negócios

Com um mundo tão digitalizado é importante também explicar aos profissionais do seu time boas práticas de uso das redes sociais, tanto em relação a sua empresa, como para eles aplicarem em suas redes particulares. Assim como é uma prática de mercado produzir Guias de Segurança da Informação, sugerimos a criação de um Guia de Boas Práticas nas Mídias Sociais, com dicas para que os seus colaboradores possam se relacionar da melhor maneira possível em cada canal. Dê dicas, por exemplo, sobre a discrição ao opinar sobre temas do mercado ou da própria empresa, em termos de evitar comentários sobre projetos que ainda estão em desenvolvimento ou revelar informações que dizem respeito a terceiros e podem prejudicar todos os envolvidos em determinado assunto corporativo.

Enfim, seja você proprietário de empresa, gerente de RH ou líder de um time, em termos de gestão de pessoas inclua o tema redes sociais na sua pauta, ouça seus colaboradores e caminhe junto com eles. Só assim você terá, mais que um time integrado e motivado, uma equipe de influenciadores que acreditem e divulguem sua empresa gerando resultados positivos. Acredite no poder de engajamento de seus colaboradores, você não vai se arrepender!