HSM Expo 2019: uma oportunidade para pensar sobre gestão e futuro
business

HSM Expo 2019: uma oportunidade para pensar sobre gestão e futuro


Se me perguntassem o que é a HSM, eu diria que é um espaço para promover reflexão e evoluir em todos os sentidos

O ano de 2019 trouxe muitas conquistas para a RRPix Marketing Digital e estabeleceu um marco na nossa evolução. Depois de cinco anos organizados como empresa, o amadurecimento tornou-se uma consequência natural. Atualmente, estamos no espaço físico que sempre quisemos, temos uma marca viva, agradável de se ver e, principalmente, uma equipe comprometida e focada em crescer. Por todos estes fatores, acredito que o HSM Expo 2019* refletiu de maneira especial na gestão da RRPix. Foram três dias de total imersão nos temas do momento, que apontam para um futuro próximo, por mais que este futuro ainda seja um pouco nebuloso para todos nós. Até porque, diante de uma nova revolução tecnológica prestes a se concretizar, o desafio de parar para pensar em desenvolvimento profissional torna-se um mistério. Estamos em vias de ver o 5G transformar em realidade todo o tipo de tecnologias que já existem e não são viabilizadas por falta de uma estrutura que suporte o volume de dados que inovações, como a inteligência artificial, demanda. Estamos em meio a total destruição do planeta, enquanto os governantes fingem não ver o esgotamento dos recursos naturais, assim como fingem não ouvir os apelos por mudanças urgentes para a sobrevivência da humanidade do jeito que conhecemos hoje em dia. A natureza chora, enquanto o capitalismo vibra.
E foi com este sentimento de urgência que ouvimos as palavras de Yuval Harari, autor de Sapiens e Homo Deus, sobre como será o amanhã e como podemos nos preparar para acompanhar essas transformações que, em cerca de 10 anos, devem impactar todo o sistema de trabalho atual. “Mais do que política ou economia, a tecnologia provoca a disrupção na nossa biologia. E a tecnologia não está nos fazendo evoluir e, sim, decair”. Uma afirmação que abre um leque imenso de debates e reflexões sobre o nosso lugar no mundo e o mundo que queremos para nós.


Seja curioso

Para acompanhar este ritmo, é necessário estar em transformação contínua. Não se trata de atualizar softwares mas, sim, de manter-se em constante atualização. Mais do que isso, é fundamental abrir-se para o novo e estar sempre engajado em empreender.

Já ouviu falar em fazer a roda girar? Então faça! Separei alguns insights extraídos de todas as palestras que acompanhei, para colocar em prática considerando o segmento de marketing digital:

  1. É importante receber o feedback do cliente rapidamente, por isso, deve-se gerar prévias do trabalho a fim de ganhar tempo e evitar refações.

  2. Pergunte-se: os projetos do ano passado continuam na minha mesa este ano? Tenho uma boa razão para esperar? Não espere! Trabalhe com MVP (Mínimo Produto Viável).

  3. Não temos mais tempo para procrastinar, porque há inúmeras possibilidades sendo oferecidas a todo momento. É necessário ter disciplina.

  4. Trabalhe em sistema colaborativo. Grandes organizações estão entendendo que devem se organizar em squads (fica a dica para quem atende grandes empresas). Os squads são pequenas equipes com pessoas de habilidades diversas, que somam suas habilidades em prol de um objetivo.

  5. Trabalhe sua capacidade analítica, cada vez mais teremos de trabalhar com dados.

  6.  Não há tempo para falta de atenção. A falta de atenção produz um baixo aproveitamento de vida. Porque, enquanto você está desatento, você não aproveita nada. É como se fosse um lapso no tempo.

  7. Evite a superconfiança. Quando você toma atitudes de maneira automática, acaba ficando preso na sua identidade e deixa de observar o entorno ou aprender com as pessoas próximas a você.

Não seja multitarefa

Ao mesmo tempo, precisamos desmistificar a ideia de que ser multitarefa é bom. Isso tem muito a ver com o conceito errado que temos de sucesso, pelo qual ter sucesso é fechar a porta da agência o mais tarde possível e, definitivamente, não é! Bem-sucedido é aquele que faz suas atividades de maneira excelente, no período reservado para elas, porque o bom profissional tem várias habilidades e entre elas está a organização do tempo. Não se trata somente de entregar resultados ou jobs, trata-se de como foi feita esta entrega. 

Ser multitarefa prejudica a atenção e, mais uma vez, isso nos deixa ineficientes. Nas palavras de uma das comunicadoras mais conhecidas do mundo, Ariana Huffington, criadora do Huffington Post, “A tecnologia é incrível, mas se não definirmos limites ela vai nos engolir”.


Estimule e valorize sua criatividade

O que vai se destacar neste cenário?  A resposta é simples: a criatividade humana.

  1. Busque referências
  2. Informe-se
  3. Leia literaturas relevantes e que vão ajudar a definir, mesmo que momentaneamente, sua postura profissional.

O talento é universal, mas as oportunidades não. Foi com esta frase que o menino do Malawi que descobriu o vento, William Kamkwamba, resumiu sua história de superação, persistência e resiliência. Quem já viu o filme, sabe do que estou falando. Quem não viu, deveria aproveitar a oportunidade para assistir e conhecer a história de alguém que não desistiu, mesmo diante de todas as dificuldades possíveis, e buscou no conhecimento seu melhor amigo para mudar a própria vida e a vida de toda uma região. Acredito que este seja o melhor exemplo para terminar este artigo e, tentar motivar você, que está lendo, a sair da sua zona de conforto e colocar seus projetos em prática. Que venha 2020!


*O HSM Expo é um evento anual, organizado pela HSM, uma plataforma de conhecimento engajada no desenvolvimento de líderes e organizações.


Rebeca Alcoba, diretora de comunicação na RRPix.