Marketing digital: as inúmeras possibilidades para eventos
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Marketing digital: as inúmeras possibilidades para eventos

Independentemente do segmento, todo evento é feito com o objetivo de atrair o maior número possível de pessoas e impulsionar cada vez mais as atividades que ele envolve. Saber que os participantes estão ansiosos pelo seu evento, fazê-los interagir antes e enquanto acontece e continuar relatando as experiências proporcionadas por ele, são etapas fundamentais no planejamento de uma divulgação. Este planejamento precisa conter todas as fases: pré, durante (cobertura) e pós-evento. Quando um planejamento é benfeito e executado no prazo e da maneira idealizada, as chances da comunicação trazer mais visibilidade e resultados para os negócios aumentam – e muito.

Em tempos de internet, em que o virtual vem antes do físico, estabelecer uma estratégia de marketing digital para eventos é primordial. Aqui, na RRPix, os eventos promovidos pelos clientes são tratados de maneira independente da comunicação do dia a dia. Começam pelas reuniões de alinhamento, passam por um planejamento exclusivo, até chegar na criação de campanhas individualizadas. Essas campanhas também são monitoradas e relatadas de maneira independente, para que os clientes tenham uma visão mais assertiva do projeto.

Descubra a seguir como impulsionar seu evento para o sucesso com o marketing digital da RRPix!

Pré-evento

Nesta fase você precisa começar a aparecer, posicionando-se nas redes sociais e links patrocinados. Mas, o processo começa na criação de um conceito e identidade visual para que o mote da campanha seja reconhecido por todos com facilidade. Então, chega o momento de despertar o desejo! Nesta etapa, é essencial divulgar ao máximo possível o seu evento, destacando as principais atividades, os palestrantes e as vantagens que os participantes terão ao comparecerem.

Escolha os canais de comunicação que serão ativados: Facebook, LinkedIn, Instagram, Youtube... Defina os formatos de comunicação que serão utilizados nesses canais. Lembrando que só o Facebook tem mais de 10 tipos de campanhas, que se desdobram em uma série de critérios de veiculação, geolocalização, público... E, para o digital, sempre recomendamos a criação de uma landing page específica do evento. Assim, você terá delimitado o espaço destinado a falar deste tema e poderá explorá-lo de forma mais organizada do que dentro do seu site institucional. Esta landing page é desenvolvida dentro da identidade visual do evento. Ela deve ter uma url dedicada e um bom call to action para a mensuração de resultados. Vale a pena ainda linkar a landing page a algum banner ou criar um botão temporário no menu do site institucional para trazer também o público do seu site para o evento. Defina o seu mailing e inclua um cronograma de e-mails marketing no planejamento.

Lembre-se que o mais importante de toda essa comunicação digital é o monitoramento constante das redes sociais. Com ele, além de responder prontamente às dúvidas, interações e opiniões de seus seguidores, é possível entender quais campanhas geram mais engajamento e, assim, fazer divulgações cada vez mais assertivas.

Se a ideia for distribuir panfletos, mapas, ou qualquer outro material impresso, lembre-se de pedir à agência de comunicação para preparar isso com bastante antecedência. Afinal, as gráficas têm prazo para a impressão.

Chegamos na parte em que seu evento já ganhou conhecimento  e relevância no mercado, todos interagem e já estão na contagem regressiva. E agora? Ainda na fase do pré-evento, é preciso planejar o escopo da cobertura do evento e quais pautas serão abordadas nas suas redes sociais.

Durante o evento:

A data tão esperada chegou! Filas começam a se formar, a equipe de staff está com todo o gás para trabalhar, os expositores, patrocinadores e palestrantes esperam um grande sucesso e retorno de todo o investimento realizado. Mas, como manter as pessoas informadas e engajadas durante as atividades do evento?

É aí que entra o marketing digital ao vivo! Já ouviu aquele ditado “quem sabe faz ao vivo”? É mais ou menos isso. A equipe de comunicação e marketing digital tem que estar full time cobrindo o evento, fazendo entrevistas, colhendo depoimentos, acompanhando os fotógrafos e/ou vídeomakers e fazendo transmissões ao vivo, stories e postagens para, ainda no mesmo dia, divulgar todas as novidades e acontecimentos nas redes sociais. E já que falamos delas, vale ressaltar a importância do monitoramento constante também durante todos os dias de evento.

Pós- evento:

E aí, deu tudo certo? Viu, como investir em marketing digital foi bom! Mas calma, que ainda não acabou... Uma boa equipe de comunicação e marketing digital também vai te auxiliar no pós-evento, pois mesmo já tendo acabado, ainda há muitas formas de ser lembrado por mais tempo.

Para isso, é preciso dar atenção aos jornalistas que vão falar do seu evento e fazer um acompanhamento de clipping. Fazer um overview das atividades mais comentadas também é interessante para as redes sociais. E, mais uma vez, voltamos ao monitoramento. No pós-evento ele é muito importante para ter um feedback dos participantes e, assim, saber o que pode ser melhorado nas próximas edições.

Aqui, na RRPix, a equipe é mão na massa! Empenhada para que as campanhas tragam cada vez mais resultados por meio de um relacionamento contínuo com o cliente, trazendo reconhecimento e dando voz às marcas em diversos formatos, para atrair, engajar e fidelizar o público-alvo. Afinal, para nós, evento bom é aquele que gera resultado!