Blog

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desconstruir para construir

Desconstruir para construir: estamos rodando o marketing no automático?

Reflexões para melhorar a performance e as estratégias de marketing digital

Rebeca Alcoba

Dia desses me peguei pensando sobre os processos da agência, principalmente, diante das transformações constantes no que se refere ao uso de inteligência artificial no nosso setor e lendo um artigo escrito por Diana Rodrigues, CMO da Totvs concluí que a solução é analítica.

Nessa onda de automatizar tudo, às vezes, esquecemos de ativar nosso poder analítico em vez de colocar em prática receitas de sucesso já aplicadas anteriormente: o que serviu para um cliente não necessariamente serve para outro, o que fez sucesso ontem, não necessariamente fará sucesso amanhã. Fazer o que “todo mundo está fazendo” também é um erro, principalmente dentro de cenários regionais. A população de cada localidade tem um hábito, um jeito de falar e um tipo de necessidade – por isso sempre recomendamos a realização de pesquisa antes de fazer qualquer lançamento em uma praça desconhecida.

Mas, a questão vai além dos preparativos para lançar um produto ou serviço, a necessidade do poder analítico aparece também no dia a dia das campanhas e na hora de corrigir rotas. Se o data é o novo ouro, analisar os dados coletados nas campanhas é primordial para seguir em frente. Checar insights de público, horário e formatos parece básico, mas acaba ficando para trás em muitos casos.

Ouvir o cliente também é fundamental para colher as impressões dele sobre o público, dedique-se ao seu cliente! E, acima de tudo, seja incansável na hora de fazer os criativos. Marketing não é receita de bolo e a criatividade é um conjunto de experiências, vivências e percepções dos movimentos que a sociedade faz e de como nós interagimos com eles. Na era digital e globalizada, não tem como dizer que você não viu determinada tendência ou não sabe de uma notícia relevante que tenha a ver com o seu objeto de trabalho.

O ponto que mais me chamou a atenção no artigo escrito por Diana foi “Desconstruir para Construir”. Quer ter sucesso em suas campanhas? Não tenha medo ou preguiça de desconstruir conceitos, formatos e discursos sempre que for necessário.

Para quem tiver curiosidade, link do artigo que cito neste artigo: 3 passos para melhorar a geração de leads, segundo CMO da Totvs. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categoria

Publicações Recentes

Tags Populares